Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

Como escolher um treinamento que não seja blablablástico - por Edilson Menezes

19/10/2012 15:17

Quer fazer um investimento em você? Escolha com o carinho só que você merece.

Tenho visto especialistas dos mais diversos setores disparando suas metralhadoras de técnicas por aí e desde já deixo claro: não tenho absolutamente nada contra, penso que as técnicas potencializam a nossa capacidade e instigam o nosso processo criativo. O que me preocupa é esta oferta desenfreada de um catado de técnicas miraculosas ou um naco do segredo para o sucesso.

A linha que separa técnicas reais e capazes de contribuir para com a vida da pessoa, de técnicas que eu chamo carinhosamente de “blablablásticas”, tem se tornado cada vez mais tênue.

Deixo aqui três dicas, portanto, à você que pretende participar de um treinamento em qualquer corrente de Desenvolvimento Humano, seja PNL, coaching, renascimento, constelação familiar, hipnose, não importa, vale para estas áreas e muitas outras:

1) Duvide de eventos que usam bordões de donos exclusivos da verdade, por exemplo: O ÚNICO TREINAMENTO QUE OFERECE ISSO OU AQUILO. Hoje, podemos afirmar que todas as linhas do estudo comportamental contam com diversos especialistas competentes. Portanto, pesquise opções e outros profissionais que realizam trabalhos semelhantes sem praticar o “auto-endeusamento”.

2) Peça referências de pessoas físicas e jurídicas que participaram de eventos há um ou dois anos, pois se o treinamento foi bom, muito tempo depois a chama ainda estará viva na pessoa. Além da qualidade do evento, pergunte também se ela ficou satisfeita com a recepção, a equipe de apoio, as refeições, o conteúdo programático e é claro, o (a) palestrante.


3) Preste atenção aos profissionais que se dizem “os melhores do país”. Ao contrário do que acontece na TV, cujo IBOPE mede a audiência ou dos filmes, cuja estatueta vai para a melhor atuação, no caso de treinamentos não existe uma ferramenta nacional efetiva de premiação que aponte para alguém. E convenhamos, quem é competente, não precisa ficar afirmando isso a todo instante.

Compare:

Ao comprar um carro, você o escolhe conforme o fabricante, modelo, design, potência, marca, acabamento, cor, economia ou custo-benefício, correto? Ao decidir participar de um evento, seja ele em qualquer área, você se dá um grande presente, um verdadeiro auto-investimento. Por que, ao investir em você, seria diferente?

A escolha, como sempre, é apenas sua, portanto olho vivo!

Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br