Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

Crenças, por Edilson Menezes

01/05/2012 19:48

A barata é amedrontadora: algumas pessoas simplesmente não ficam no mesmo espaço que este bicho.

Para algumas pessoas isso é uma CRENÇA, algo sobre o qual a pessoa acredita tanto que se torna parte de sua vida. Ninguém nasce com medo de barata, há uma origem, um ponto de partida para a formação da crença.

Em geral, gravamos nossas crenças na infância. Algumas delas, ensinadas pelos pais e adultos ao nosso redor. Outras simplesmente absorvidas pelo convívio, quase como uma “hereditariedade voluntária”. Vamos exemplificar um pouco mais:

Se eu comer devagar demais, perco a fome: desta forma muitos comem rapidamente porque de fato acreditam que perdem o apetite se o fizerem devagar. Com isso, adquirem inúmeros problemas gástricos e têm dificuldades quando desejam emagrecer.

Se usar o telefone ou andar descalço em dias de chuva vou tomar um choque. No Universo das Vendas, conheci uma galerinha que simplesmente não atendia seus clientes ao telefone em dias de chuvas torrenciais, por medo de choque.

Se eu sair do banho e alguns minutos depois ir para a rua, vou contrair gripe. Também conheci pessoas que chegam atrasadas no trabalho, não exatamente por ter perdido a hora, e sim porque “deram um tempinho” para sair, desta forma evitando a gripe. A crença da pessoa é tão forte que no dia que ela sair de casa no pós-banho imediato, vai ficar gripada mesmo. Seu corpo e sua mente acreditam tanto nisso que já se preparam para tal.

A lista pode ser interminável: Eu não gosto de filmes. Eu não gosto de música. Eu não gosto de ler. Eu não tenho paciência para viajar de carro durante horas. Eu não, Eu não,
Eu não, Eu não...

UFA...

Vamos respirar um pouco e pensar a respeito? Várias crenças que você adquiriu ao longo de sua vida formaram o seu SISTEMA DE CRENÇAS, que basicamente faz com que hoje você o avalie inconscientemente, antes de tomar cada decisão em sua vida, da menor às mais importantes.
E qual o problema se eu tiver mesmo estas e outras crenças, e for feliz com elas? NENHUM!

A proposta deste artigo é fazer com que você avalie suas crenças APENAS caso sinta que elas o limitam e o impedem de dar passos mais assertivos, de realizar sonhos, de crescer nos campos pessoal, emocional e profissional.

Bom, e quem disse que é fácil avaliar e até mesmo abandonar uma crença, seja ela antiga ou recente? Vamos lá:

Vou lhes contar uma técnica bastante interessante. Imagine que a sua vida é uma empresa e seu sistema de crenças seja um dos funcionários de sua empresa. Como diretor da empresa chamada MINHA VIDA, obviamente você tem o direito de promover e até de “rebaixar” cada um. Na empresa chamada MINHA VIDA, você conta também com um importante colaborador chamado COMPORTAMENTO.

Imagine que você escolha uma crença que você sabe que é limitante e lhe diga:

- Olha, CRENÇA, eu sou muito grato por você ter colaborado todos estes anos com a empresa MINHA VIDA. Estou revendo posições e cargos em minha empresa e decidi transferi-la ao cargo de COMPORTAMENTO, pois sua atuação até aqui fez com que minha empresa deixasse de crescer como eu pretendia que ela o fizesse. Sei que você pode ficar insatisfeita com seu novo cargo, por outro lado sei também que você deseja o melhor para a empresa MINHA VIDA e estou certo de que irá entender.

É mais fácil mudar um comportamento cotidiano do que mudar crenças impregnadas em nosso coração há anos, concorda?

A caminho de um lugar que deseja ir, você escolhe outra rota: mudou comportamento. Você toma um banho com água mais quente do que habitualmente escolhe: mudou comportamento. Percebe? Não existe dor em mudar comportamento, simplesmente se muda e ponto final.

Agora, ciente de que a CRENÇA passou a ser COMPORTAMENTO, vai ficar mais fácil lidar com ela, mudá-la, aboli-la, demiti-la, fazer o que você quiser.

A empresa MINHA VIDA poderá ter resultados muito melhores a partir desta sua análise.

A escolha, como sempre, é apenas sua!

Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br