Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

Hotelaria: Como atender treinamento e turismo com excelência - por Edilson Menezes

16/04/2013 08:05

Hotelaria: Como atender treinamento e turismo com excelência

Na última quinzena, contratei dois hotéis para realizar eventos de meus clientes e estes me deram a liberdade de escolher o lugar. Quem é palestrante profissional sabe muito bem que os fatores determinantes para a escolha de um hotel não incluem preço, mas sim custo-benefício. Como critério para escolher, avaliei estes itens, sobre os quais sugiro que todos os palestrantes e formadores de opinião o façam também em suas contratações, para não comprometer a riqueza de seus trabalhos: qualidade no atendimento, conforto para os participantes dentro e fora da sala de eventos, flexibilidade do hotel durante o processo de negociação, amplitude física e sonora da sala de treinamento, refeições de alto padrão, disponibilidade de equipe técnica durante a execução dos trabalhos e higiene geral do lugar.

Um dos hotéis que contratei fica na divisa entre Guararema e Jacareí, a apenas 68 km de São Paulo, trajeto que vencemos em quarenta minutos, tempo insuficiente para atravessar as marginais do grande centro paulistano e em muitos casos a própria Av. Paulista de ponta a ponta as 18:30h.

Neste evento, a equipe era composta por quatro pessoas. Durante a negociação, o hotel de Guararema cedeu hospedagem e jantar para a equipe de treinamento, na noite que antecedia os trabalhos. A diretoria do hotel não parou por aí. Durante o evento, nenhum coffee ou almoço foi cobrado de nós. Não pensem vocês que estamos falando de refeições feitas às pressas para fazer média com o contratante. Tratamos aqui de um refinado banquete preparado com amor e carinho. 

É possível também que o caro leitor pense que este hotel em Guararema nos cedeu um quarto qualquer para a acomodação noturna e antes que isso aconteça, permitam-me deixar claro: o hotel nos cedeu as suas melhores acomodações!

Para efeito de comparação, o segundo hotel paulistano não cedeu sequer o estacionamento ou um único copo de água para a equipe de apoio. Quando a equipe técnica do hotel trouxe o resumo dos equipamentos contratados, entre eles constava até mesmo a cobrança de porta banner. Para refletir, senhoras e senhores: cobrar para pendurar um banner é lógico?

No caso do hotel de Guararema, a negociação que antecedeu o contrato dos trabalhos foi feita diretamente com o diretor do hotel, sem intermediários. 

Durante a manhã do dia do treinamento, este diretor abriu mão da companhia de sua filha recém-nascida e as 07:00h esteve na sala de eventos, apenas para se apresentar, posto que até aquele momento nos conhecíamos apenas por telefone, demonstrando desta forma um gesto cavalheiresco de perfil britânico. Após uma prazerosa conversa e votos de sucesso absoluto no evento, ele se despediu, deixando a equipe inteira estupefata com tamanha cortesia e atenção.

Quanto ao segundo hotel contratado, negociei com três pessoas simultaneamente e a cada passo da negociação, eu tinha de atualizar o status para a próxima que me atendia, pois sempre escutava algo como “ah, sim, a minha colega combinou desta forma?”. No dia da realização do evento, este segundo hotel me prometeu que a partir de 07:00h a equipe de eventos e também a equipe técnica, responsável pela montagem de áudio e imagem, estariam a disposição de minha empresa. Cheguei neste hotel exatamente as 07:00h. A pessoa responsável por eventos, que é uma simpatia e não tem culpa alguma, estava a disposição as 08:00h. Já o pessoal da técnica as 08:40h, vinte minutos antes do início de meus trabalhos. 

Quanto ao outros critérios, houve empate técnico e ambos nos atenderam muito bem: refeições de alto padrão, higiene impecável, conforto, equipe técnica a disposição e atendimento gentil de acordo com o que cada um destes hotéis entende pelo conceito de GENTILEZA. 

Quero oferecer, portanto, aos amigos palestrantes, aos contratantes de eventos e as agências que lidam com os turistas que nos visitarão em 2014 uma reflexão:

Tempo:

A zona leste, palco de um dos cenários de jogos da copa, fica a cerca de 30 minutos de distância de Guararema. Quanto ao Aeroporto Internacional de Cumbica, apenas 40 minutos o separam deste belo lugar.

A zona sul e a região central, que juntas reúnem um grande número de hotéis disputados por turistas, ficam a cerca de 80 minutos do mesmo cenário de jogo, em Itaquera (com sorte).

Paisagem:

A beleza do Vale do Paraíba, formado por Guararema, Jacareí e São José dos Campos, entre tantos outros lugares; e os também paradisíacos cenários cercados pela Serra da Cantareira, como Mairiporã e Atibaia, preenchem um critério muito importante para participantes de treinamentos e turistas: VERDE.

Eu amo São Paulo, mas não posso ficar cego para a realidade: exceto pelo Parque do Ibirapuera, as zonas sul e central oferecem uma verdadeira selva de pedras. Ofereço a vocês três perguntas, para as quais a minha resposta é sim, sem exceção:

O movimento turístico de 2014 pode lotar os hotéis destas regiões e deixar a movimentação dos grandes centros paulistanos abaixo da expectativa?

Existe uma movimentação em andamento e grandes empresas virão para a zona leste, que já oferece infraestrutura e segurança necessárias para tal. Juntamente com elas, os hotéis virão verticalizar ainda mais esta região, para acomodar os executivos?

Eu já estou operando na zona leste, com muito orgulho. Os palestrantes e formadores de opinião também virão se instalar por aqui na próxima década, para seguir a tendência da cultura de treinamento comportamental, que os moradores daqui estão adotando cada vez mais?

A escolha, como sempre, é nossa!
Visite nossos sites:

www.arteesucesso.com.br

www.artigos-com-br.webnode.com