Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

Ler é importante. Aplicar o conhecimento é imprescindível! - por Edilson Menezes

17/02/2013 18:58

 

Ler é importante. Aplicar o conhecimento é imprescindível!

Todos nós que trabalhamos com Desenvolvimento Humano, ressaltamos a importância de ler diariamente, do estudo acadêmico e de treinamentos que potencializem a inteligência emocional.

É insensato encarar corajosamente treinamentos longos e levar para casa o certificado comprobatório de suas horas investidas, se não usar este aprendizado em prol de si e das pessoas ao seu redor.

O certificado jazerá na nobre moldura atrás de você, sobre sua mesa? Ou servirá ele para lhe garantir algumas opções CURTIR na rede social?

A pessoa se gaba de ter lido, por exemplo, os mais de 14.000 versos da Divina Comédia na versão original? E o que faz com um conhecimento destes? Coloca o livro em local de destaque no escritório, para as pessoas medirem a sua erudição, ou encontra uma forma de APLICAR algo da obra em sua vida real?

Se a pessoa investiu dinheiro, tempo e energia para se informar e não consegue aplicar os conhecimentos, colaborando desta forma com a sociedade, não se pode afirmar que está se tornando mais culta. Ela está apenas comprando informações de rápido descarte, como o fazemos ao adquirir um jornal, cujo caráter informativo só será importante naquele momento. 

É claro que este que vos fala não é contra uma pitada de gabolice. Mostrar a conquista cultural para os amigos e a família nos gera uma prazerosa sensação de bem-estar, de ter vencido e nada há de errado nisso.

Quando lemos, estudamos e somos treinados a exaustão, a vida nos convida a evoluirmos e também a quem está ao nosso redor. Ao deixarmos de fazê-lo, quebramos um importante ciclo sócio-econômico-cultural, pois se não conseguimos sequer nos influenciar culturalmente, como podemos fazê-lo com os nossos pares? É como tornar-se detentor de informações inúteis, que funcionam somente diante das estatísticas educacionais que enchem os olhos do governo. Um exemplo:

Dez anos depois de sua formatura, você se depara com uma reportagem. O jornalista em questão ressalta que 8.000 jovens, assim como você o fez no passado, acabam de se formar em Direito no país. Além do status na carreira e do dinheiro que já conseguiu como retorno de seu investimento na educação nesta última década, onde mais você aplicou o seu conhecimento?

- O que fez com em prol do país, de sua Cidade, do bairro, da rua em que você mora?

- Quanto tempo você aplicou voluntariamente, para colaborar com a vida de pessoas que precisam de seus serviços e não podem pagar?

- O que você pode fazer hoje, sozinho ou em aliança com outros advogados, para garantir aos seus netos um lugar melhor para se viver?

O grande Antoine de Saint Exupéry dizia “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Aplicar os conhecimentos é cativar a si mesmo, é plantar a semente da prosperidade para o futuro dos seus e contribuir para um mundo melhor.

Estas são as ações que lhe farão uma pessoa CULTA, no mais amplo sentido da palavra. Ou você pode continuar engordando a estatística sócio-cultural, sem fazer parte dela na prática.

A escolha, como sempre, é apenas sua!

Visite nosso site:

www.arteesucesso.com.br