Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

PNL x Vendas - "fórmula exata" ou arte? por Edilson Menezes

14/02/2012 19:04

A PNL não é uma fórmula matemática cujo resultado será sempre exato. Partindo do pressuposto básico de que todos nós somos vendedores, pois a todo instante vendemos nossa imagem, nossas idéias e nossos comportamentos, a Programação Neurolinguística é flexível a ponto de ser uma arte. Ocorre que durante toda nossa vida, tendemos a repetir comportamentos, alguns assertivos e outros nem tanto. Em dado momento, exatamente pelo exercício da repetição, nosso cérebro se condiciona a fazer as coisas de uma única maneira e deixa de entender novas possibilidades, fazendo com que nosso único jeito de fazer nos pareça certo e perfeito. Quer um exemplo da vida real? Você já ouviu alguma pessoa de suas relações dizer algo assim?

“Eu faço assim mesmo, sempre deu certo e nunca vou mudar”

A PNL não é um milagre e tampouco um segredo maçônico para o sucesso. Não há nenhum grande sigilo sobre os resultados obtidos com a matéria. Ao contrário! Um bom profissional de PNL faz questão absoluta de dividir bons resultados com o público geral, até mesmo porque os resultados que advém deste aprendizado, são únicos e vivenciais. A única maneira de se aprender a PNL de forma eficiente e respeitosa é praticando. Vamos exemplificar:

Imagine uma empresa chamada PNL.  Esta empresa possui diversos setores: Comunicação Verbal, Não Verbal, Filtros, Mapas, Modelagem, etc. Imagine que você jamais trabalhou com tais temas e subitamente alguém lhe convida para gerenciar o setor de COMUNICAÇÃO VERBAL da empresa PNL.

Logo, seu papel nesta empresa é fazer com que todas as pessoas ao seu redor, incluindo você mesmo, tenham uma comunicação verbal excelente, com a qual todos possam entender claramente o que você e a sua equipe estão dizendo. (Ou vai afirmar que você nunca disse algo assim para alguém? “você não me entende, eu repito, repito e você não me entende!”) Claro que já disse! Eu, você e todas as pessoas tendem a passar por isso. Como melhorar? Praticando, é aí que entram as técnicas da empresa PNL, que metaforicamente lhe contratou! Consegue escutar o que digo? Sente que você pode fazê-lo? Vê como isso pode lhe ser útil?
Há, eventualmente, uma diferença nos resultados profissionais e pessoais obtidos por uma pessoa que conheceu as técnicas de PNL?

Sim! Esta resposta eu lhe presenteio com um SIM imenso e nada hesitante.

Em um primeiro momento, seu cérebro, uma máquina perfeita, lhe conduz a não ter vontade de mudar o que quer que seja em você mesmo, por um instinto natural de preservação, pelo assim chamado instinto de sobrevivência. É como se ele pudesse lhe dizer: “pode não ter dado muito certo até hoje, mas ao menos não dói estar onde estamos. Se você não mudar nada, estaremos bem assim, do mesmo jeito que sempre estivemos”. Logo, seu cérebro é um sabotador natural, por achar que te limitando a ser o que você sempre foi, está lhe “protegendo”.

Entretanto, em dado momento, o cérebro também entende os seus esforços e a sua vontade de fazer coisas que para você são novas, prazerosas e importantes de serem vivenciadas ou mudadas. Assim, se você teve coragem, atitude e determinação para tal, sempre que alguma coisa melhorar em você, seu cérebro irá se recusar a voltar ao estágio anterior. Se você acreditar em si mesmo e agir, a PNL te dá de presente: a capacidade emocional de mudar para fazer algo que você considera melhor e de quebra lhe convida a não retornar ao estágio anterior que você já considera não mais cabível ao seu evoluído modo de encarar esta situação.
Resumindo, as vezes escutamos na base da teoria: “eu lutei muito para mudar algo que me incomodava e não vou mais fazer o que eu fazia, agora é vida nova”..., a PNL lhe ensina a fazer na prática.

A PNL não tem a pretensão de saber qual é o segredo para o seu sucesso em vendas e em sua felicidade como um todo. Por outro lado, oferece meios eficazes e definitivos de lhe apresentar para alguém que conhece este segredo:
VOCÊ MESMO!

Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br