Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

Você divide o seu maior talento? por Edilson Menezes

12/07/2012 11:44

E por que eu o faria? Talento é como as digitais, cada um tem as suas. Tem certeza?

Desde a Grécia antiga, os grandes pensadores entenderam que o saber acumulado e não dividido é inútil. De nada adianta você dominar um assunto e retê-lo.

O talento não nasce com você para ser usado apenas de forma individual.

Bruno Senna experimenta seus passos pelo automobilismo. Maria Rita, Luciana Melo e Fiuk vão galgando seus degraus pelo universo da música. Cléo Pires, Gabriela Duarte e Tarcísio Filho representam uma nova geração de atores. É a sobrevivência do talento compartilhado.

Se o seu talento é vender, escrever, compor, criar, falar, amar, viajar, entrevistar, comprar, advogar, enfim; seja qual for, ele não te pertence. Se os donos originais dos exemplos acima tivessem guardado consigo os seus talentos, a fórmula 1 teria um representante de nosso amado Senna? a música conheceria estes novos talentos? as telinhas da TV e do cinema veriam a continuidade das belíssimas obras que assistimos no passado?

Não! Tudo continuaria seguindo seus cursos naturais, só que sem estes talentos para a posteridade.

Percebe? Cuide bem de seu talento nato e passe adiante. Deixe para as décadas passadas a crença de que se você ensinar um colega de trabalho ele irá “passar por cima de você”, ou de que se você passar o talento ao filho ele poderá ter um “futuro sofrido”. Passe adiante e permita que as pessoas façam as suas escolhas.

E o que acontece se você não o fizer? Nada! a não ser o fato de que você morrerá e o seu maior talento irá contigo.

Quando você passar o seu melhor talento adiante, amor e gratidão serão os valores dos quais estarão munidos os filhos que você criar, os profissionais que você liderar ou quem sabe os amigos que você ajudar.

Você talvez queira que seu filho siga seus passos, que o mercado evolua com seu legado e que seus amigos continuem parte do que você defendia.

Ou pode simplesmente armazenar todo o seu talento e conviver com a difícil certeza de que tal qual uma grande empresa sem sucessão, você está se tornando um talentoso com data de validade definida, pois tudo que é de carne neste mundo finda no profundo solo. E qual é o mesmo o significado de solo na música? SOZINHO!

Observe as tendências. Hoje as redes sociais aprenderam que o caminho é compartilhar. As enciclopédias que eram vendidas porta a porta deram lugar aos sites de busca e enciclopédias virtuais e até mesmo a quantidade de cursos Online gratuitos cresce ao extremo diariamente.

E você? Vai escolher dividir o seu talento ou vai levá-lo consigo para o descanso eterno?

Pense nisso!

Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br