Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

Vocês estão satisfeitos com as suas operadoras de telefonia móvel? por Edilson Menezes

05/01/2013 10:42

Um dos maiores termômetros da ascensão social parece pedir socorro. Apontado pelo IBGE como um bem durável de grande crescimento nos últimos dois exercícios (apenas entre 2009 e 2011 o setor cresceu 26,6%), a hora é de reflexão. 

Este setor já nasceu privatizado no Brasil e sobrevive conforme os ditames da ANATEL, que aparentemente está atarefada demais para observar o óbvio: o consumidor, assinante de módulos pré ou pós-pagos, está sofrendo com as rédeas frouxas usadas pelo governo brasileiro para coibir abusos e falhas graves deste setor. Vamos explicar:

Atendimento

Se você é cliente pré-pago e deseja mudar o seu plano para pós pago, que evidentemente garante às operadoras aumento no consumo, um tapete vermelho lhe será oferecido nas lojas e postos das operadoras. Se desejar fazer o contrário, transformar sua linha pós em pré-paga, provavelmente a atendente irá sugerir que você entre em contato com o 0800 e de quebra, lhe dirá que esta transferência requer algo em torno de trinta dias para ser realizada. O mesmo vale para a compra de um simples chip. Se quiser comprar um chip pré-pago, eles provavelmente lhe pedirão para comprar em um posto autorizado, como por exemplo, as Casas Bahia. Se quiser, entretanto, um chip pós-pago, você o comprará exatamente na mesma loja. E finalmente, se você quiser cancelar a sua linha, prepare-se para uma maratona mais cansativa que a corrida de São Silvestre.

Oportunismo

Experimente levar seu amigo numa destas lojas de shopping, seja qual for a sua operadora. Peça para ele solicitar à recepcionista uma senha para reclamar sobre a sua conta que chegou com valores divergentes. Após alguns minutos, vá até a mesma recepcionista. Ao chegar a sua vez de retirar a senha, informe que deseja comprar um aparelho de altíssima qualidade. Adivinhe quem será atendido primeiro... ou se não quiser adivinhar, faça o teste.

Despreparo

Se você quiser uma nova experiência em outra ocasião, diga que é cliente da operadora concorrente e deseja trocar a operadora e o plano para reduzir o valor de sua conta. Pergunte para o atendente sobre as vantagens que esta operadora oferece em comparação ao seu atual plano. Você vai reparar que ele pouco sabe sobre os planos dos concorrentes e em muitos casos, ele sequer sabe sobre os planos de sua própria empresa.

Programas de pontos para troca de aparelhos

Não importa se você é cliente pré ou pós. As operadoras sempre darão um jeito de lhe oferecer um programa de pontos que será alimentado por suas recargas em caso de linha pré-paga ou pelo pagamento da fatura no caso das linhas pós-pagas. O problema é que você irá descobrir, apenas muito tempo depois, que após acumular dezenas de milhares de pontos, tudo o que conseguiu foi um pífio desconto da ordem de 2 ou 3% do valor total do aparelho que deseja. 

Promoção-Enganação-Cinema

Se você for a uma conceituada rede de cinemas e receber um voucher de promoção na saída, sob patrocínio da operadora de telefonia, lhe prometendo um balde especial de pipocas, uma grande surpresa pode lhe aguardar: se for um sábado a tarde, a atendente lhe dirá que a troca do voucher só pode ser feita as terça-feiras no período da manhã. 

Ora, é claro que poucas pessoas irão, pois não abandonarão seu trabalho por um mero balde de pipocas. Quanto a operadora, o objetivo duplo foi alcançado: além de investir pouquíssimo nas premiações, por conta das desistências, de quebra ela fez você entrar em sua loja.

Eis aí algumas dicas para que nós, consumidores, possamos ficar de olhos bem abertos, sem permitir que estas empresas nos tratem como consumidores leigos, pois de forma consciente ou inconsciente, é exatamente isso que elas estão fazendo.

Compare preços, condições, atendimento, não se deixe levar por promoções, promessas e lembre-se do mais importante: o seu dinheiro é fruto do labor vitorioso, gaste-o, invista-o com assertividade, pois como percebeu neste artigo, o governo não fará isso por você.

Fonte da informação confiável sobre o IBGE:https://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2222&id_pagina=1

Visite nossos textos: artigos-com-br.webnode.com
Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br